segunda-feira, 26 de março de 2012

O que é Experiência Boa?


É aquela feita em tempo ideal em relação à função, numa empresa de bom nível de qualidade, com uma supervisão ou gerência de qualidade. Com trabalhos feitos em equipamentos e sistema atuais e modernos.
Quando termina o período de experiência a empresa faz questão de te contratar e você também aprova esta empresa como sendo ideal para você, numa demonstração de aprovação total.
Experiência boa é aquela que termina antes do seu prazo acertado. Normalmente as empresas utilizam o prazo de 90 dias como prazo de experiência, mas quando ambos, empregado e empregador concluem que não é necessário cumprir todo este período e resolvem efetivar o vínculo empregatício, então diremos que o período de experiência foi abreviado, confirmando que ambos passaram pela experiência antes deste prazo.

O que é Experiência Ruim?

Experiência ruim é aquela feita numa empresa de fundo de quintal, a experiência numa empresa da família ou ainda a experiência num empresa de muito baixa qualidade em tudo.
A pessoa deve aprender numa experiência, mas nos casos acima, a pessoa pode pegar vícios ruins, muito difíceis de serem corrigidos.
Uma experiência ruim é aquela que o funcionário faz um trabalho repetitivo durante 8 horas por dia, 5 dias por semana durante o mês inteiro. Uma experiência assim durante 2 anos não pode ser considerado como experiência profissional. Tira-se muito pouca coisa de uma experiência deste tipo.
Uma experiência de dois anos num trabalho repetitivo nos oferece apenas uma confirmação de estabilidade, a qual pode valer muito pouco para a empresa contratante.
Existem em muitas empresas chefes que não ensinam nada, é cada um por si. Existem chefes que tem nada a ensinar.
Existem chefes que tem medo de ensinar e acabarem perdendo o emprego para o aprendiz, para o novato.

quinta-feira, 15 de março de 2012

O que é Experiência?

Experiências Científicas – são os testes de reações químicas, elétricas, biológicas, etc., com ou sem o uso de cobaias. São ensaios, tentativas para verificar ou demonstrar qualquer coisa: fazer uma experiência. São os experimentos.

Experiência Profissional - é algo que se aprendeu, que vivenciou, é a bagagem de conhecimentos sobre uma profissão que alguém acumulou durante o tempo em que exerceu essa profissão.
É um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de um determinado tempo, no exercício de uma atividade profissional, que permite ao trabalhador exercer suas funções de forma satisfatória e de acordo com o que espera o seu empregador atual ou empresa para qual pretende transferir-se.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Experiência Profissional

Neste blog estaremos abordando os dois lados da experiência, o lado da empresa quando da contratação de novos funcionários e o lado dos candidatos a vagas de emprego.
Muito se fala em experiência, mas até que ponto ela realmente é boa e quando ela pode ser considerada um mal. Algumas vezes, algumas semanas de experiência são muito mais valiosas e interessantes do que anos e anos de experiência.
Muito tempo de trabalho não significa uma grande experiência. Pode ser uma indicação de funcionário estável, ou uma comprovação de longo período de trabalho repetitivo, o qual pode estar se degenerando ao longo deste tempo, isto é, ele está sendo feito a cada dia com menor qualidade.
Muito tempo num mesmo trabalho, num mesma função ou mesmo nível, denota apatia profissional, o funcionário não evoluiu dentro da empresa.
Nossas dúvidas serão as seguintes:
  • Qual seria o tempo ideal de experiência para cada função?
  • Como identificar uma experiência inútil?
  • Como melhor aproveitar um período de experiência?
  • Como fazer com que o período de experiência se transforme numa contratação duradoura e proveitosa?
  • Como fazer com que o período de experiência não termine nunca, que seja uma eterna evolução?
  • A empresa também passou no seu período de experiência?
  • Estas são algumas perguntas que serão respondidas no transcorrer deste blog.
Este conteúdo faz parte do meu livro "Experiência Profissional", o qual tenho a intenção de publicar dentro de 6 meses.